-
Arquitetos: Azovskiy&Pahomova architects
- Área: 166 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Andrey Avdeenko
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes são uma família com duas crianças que apreciam a beleza do minimalismo. Seus desejos eram simples, morar em uma casa confortável para uma vida com método concisos. Inicialmente o apartamento era um grande espaço livre, sem divisórias e repartições, porém, com uma série de colunas que precisavam ser amarradas.
O resultado é uma planta fora dos padrões que incluí um quarto amplo para o berçário. Os acabamentos escolhidos foram naturais, como o teto e colunas de concreto. Os clientes escolheram deixar a mostra a estrutura e não decorá-los de forma nenhuma. Onde havia a necessidade de se esconder elementos, como tubos e fiações, outros materiais foram usados, como painéis de madeira folheada e forro de gesso cartonado. Aqui, todos os materiais desempenham o papel de si próprios.
Dois terços do apartamento se tornou aberto. O hall é extremamente carismático, há um closet separado, que permite um tipo de interação mais íntima. A estrutura dá ritmo ao projeto, somado à disposição das portas. O quarto de bebê é o que fica mais próximo a entrada, e, junto dele, um espaço de brincar para duas meninas.
Na tentativa de otimizar o espaço foi feito um arranjo com duas camas que foi crucial para a solução funcional do espaço. A roupa de cama deve ser agradável ao toque com tecidos que conferem textura ao interior do quarto. As camas foram projetadas pra esse espaço e as cores não triviais e frescas definem o ambiente. O parquet substitui o porcelanato no resto do apartamento, adicionando conforto extra ao ambiente.
O projeto cria um ambiente unificado e com liberdade de expressão. A área comum da casa foi zoneada, com a sala de estar, cozinha e armazenagem, que não é muito atrativo, mas tem importante funcionalidade e a solução projetual serve para conectar os espaços.
Buscando um equilíbrio entre o delicado e o bruto o projeto disfarça a geladeira com um acabamento tipo madeirado queimado. Atrás da divisória fica o quarto principal com closet e acesso ao terraço. A roupa de cama verde é um destaque no interior do quarto principal.
O verde também aparece nas cores das paredes e nos móveis, o que pode ser visto no desenho da parte interna da composição vertical do móvel na cabeceira da cama. A cozinha apresenta uma solução inusitada de iluminação, utilizando iluminação inferior, que não é menos conveniente do que a superior para o ambiente.